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Ouvidoria

As demandas também poderão ser registradas pelo portal: www.grupointegrado.br | link: Ouvidoria ou por e-mail: ouvidoria@grupointegrado.br ou telefone institucional (44) 3518-2500

PROGRAMA DE OUVIDORIA          

A Ouvidoria é um serviço de atendimento que envolve informações, reclamações, críticas e sugestões a respeito do Centro Universitário Integrado.

O principal objetivo da Ouvidoria é ser um instrumento para a gestão democrática no Centro Universitário Integrado de rápido acesso e comunicação entre a comunidade acadêmica e a Instituição, bem como servir de apoio aos processos acadêmicos e administrativos.

Atribuições do Ouvidor

  • avaliar a procedência de críticas, sugestões, reclamações e denúncias que lhe forem dirigidas, efetuando os registros, encaminhando aos setores competentes e acompanhando todo o processo de tratamento, e;
  • requisitar acesso aos arquivos, dados, informações, documentos e demais elementos necessários ao desempenho de suas funções.

Utilidade

  • A ouvidoria deverá assegurar ao usuário o direito à informação e à defesa de seus interesses por meio da captação de relatos de suas insatisfações, da apuração de fatos, da cobrança de soluções, da proposição de alteração ou inclusão de novos procedimentos e da recepção de críticas, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados pelo Centro Universitário Integrado.

Funcionamento

  • A Ouvidoria funcionará como porta-voz do usuário, recebendo suas manifestações, cadastrando-as e encaminhando-as aos setores competentes do Centro Universitário Integrado para averiguação e providências.
  • O Ouvidor deverá agir como mediador das questões apresentadas, uma vez que não tem poder de decisão.
  • A Ouvidoria poderá receber demandas anônimas, garantindo o sigilo sobre a identificação do usuário.
  • Os usuários poderão ser atendidos presencialmente ou por meio de formulário eletrônico, disponível no portal acadêmico.

Atuação

A Ouvidoria atuará pautada pelo sigilo, impessoalidade, imparcialidade, transparência e autonomia.

No exercício de suas atribuições a Ouvidoria deverá, com eficiência, facilitar o acesso ao usuário na:

  • Recepção de demandas: reclamações, sugestões, denúncias, divulgações, consultas, agradecimentos ou elogios provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa;
  • Investigação: ao apurar denúncias sobre a prestação de serviços do Centro Universitário Integrado.;
  • Inspeção: acesso a documentos e informações, bem como visitas às unidades do Centro Universitário Integrado;
  • Comunicação dos agradecimentos ou elogios: divulgação para Direção e/ou setores envolvidos;
  • Críticas e recomendações: apresentação como forma construtiva ao aperfeiçoamento institucional.

Perguntas e Respostas

Accordion Sample DescriptionA ouvidoria é a voz do cidadão no Centro Universitário de Campo Mourão. Por meio dela, servidores e comunidade podem expressar opiniões, fazer reclamações, denúncias e sugerir melhorias em relação a todas as atividades da Faculdade.
Ela é responsável por receber, analisar e encaminhar demandas, acompanhar providências tomadas, analisar o grau de satisfação da comunidade como um todo e preparar relatórios propositivos de melhoria para serem apresentados à Direção.
A ouvidoria é um órgão de natureza mediadora, trabalha de forma imparcial e visa garantir os direitos do cidadão de manifestação e informação.
Sim. Entretanto, somente prosseguirão depois de elementos suficientes que possibilitem a adoção de medidas destinadas e a sua apuração pela autoridade competente. Não é interessante o anonimato, pois dessa forma o usuário não tem como receber um retorno do andamento da situação.
A Ouvidoria é fiel à ética e respeito aos direitos humanos, suas ações são sigilosas e confidenciais. O acesso aos dados pessoais é feito somente se houver necessidade de identificação do manifestante para o andamento do processo.
Quando quiser fazer uma manifestação - elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à Faculdade, aos seus diversos órgãos, aos servidores e à comunidade. Exceto no caso de informações que podem ser respondidas pelo Serviço de Atendimento ao Aluno, Coordenadores, Professores e Departamentos.